02
Jun
09

Marketing Viral e Social Média

Em primeiro lugar, marketing viral e social media são técnicas. Logo há que perceber qual o objetivo, de forma a determinar qual a técnica certa a aplicar: fugas de informação controladas, rumores, negócio B2B, vendas B2C… Depois, são conceitos diferentes. Estão relacionados, mas cada um requer planejamento e recursos específicos para serem concretizados. O marketing viral pode incluir uma componente de social media, ambos partilham o mesmo objetivo fundamental: colocar potenciais Clientes a falarem do produto!

Note-se que os programas de social media só podem ser eficientes quando há uma comunidade-alvo a atingir. Isso exige um planejamento rigoroso porque, efetivamente, não conseguiremos controlar o sentido e a direção das conversas. A possibilidade de dirigir as conversas é pouca , mas o valor deste tipo de aproximação tem um valor tão positivo como o “boca-a-boca” de Clientes satisfeitos. Por outro lado, social media é mais eficiente nos modelos de negócio tipo B2C pois esta comunidade-alvo é composta por compradores/Clientes finais. Por isso, tornar eficiente um programa social media num modelo tipo B2B é mais desafiante porque o processo de compra é mais complexo, existindo prescritores, influenciadores, peritos, conselheiros e decisores. Raramente encontraremos todos eles na mesma comunidade-alvo, pelo que o programa de social media terá de ser endereçado de forma abrangente para ser eficiente.

Em relação ao marketing viral, este inclui esforços também de social media. Ainda que o objetivo seja o mesmo, as técnicas de marketing viral atingem um alcance mais amplo do que os programas de social media. Um exemplo extremo para obter alternativas e alcançar um vasto leque de comunidades, é o da empresa que colocou publicidade nos filtros dos mictórios públicos.  Relacionado com este exemplo extremo está o conceito de marketing de guerrilha, no fundo, trata-se de fazer marketing a baixo custo. Menciono isto apenas para diferenciar do marketing viral, que pode ser conduzido também usando uma aproximação de baixo custo. No entanto, há bons programas virais que podem exigir orçamentos avultados, particularmente se forem incluídos conceitos de vídeo e imagem.


Postado por Marlana Souza Góes


1 Resposta to “Marketing Viral e Social Média”


  1. 1 Sarah Silva
    06/10/2009 às 1:37

    Gostei de saber que marketing viral e social media são tecnicas bastante usadas nos blogs,interessante para quem quer criar um blog e essa relação de ambos fazendo que o marketing viral e seu blog ganhe destaque. Muito Interessante!


Deixe um comentário


Junho 2009
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Comentários Recentes

Helder Varjão em os truques do marketing v…
Sarah Silva em Marketing Viral e Social …
Marcia Santos em Como usar o marketing viral pa…
Maiara Goes em Como usar o marketing viral pa…
Da unijorge Publicit… em Marketing viral nas redes…

Blog Stats

  • 1.619 hits

Categorias

Mais Acessados

  • Nenhum